quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Novo serviço liga Sines ao Brasil, Uruguai e Argentina

 
In Publico.pt link noticia:http://static.publico.pt/carga_transportes/Noticia/1532369
08-02-2012



E embaixador Uruguaiu visitou porto

Novo serviço liga Sines ao Brasil, Uruguai e Argentina

05.02.12 - 08:27 Por Paulo Vilarinho
O navio que escalou SInes para a América do Sul

O porto de Sines recebeu o primeiro navio do novo serviço directo que liga Sines à Costa Este da América do Sul, tocando os portos do Rio de Janeiro, Santos, Montevideo, Buenos Aires, Rio Grande, Navegantes e Itaguaí. O Terminal XXI deu as boas vindas ao primeiro novo serviço de 2012 com a escala do navio “MSC Antares” (ver foto), pertencente ao armador Mediterranean Shipping Company, tendo o mesmo zarpado de Sines na madrugada do passado dia 27 com destino ao Rio de Janeiro. Este serviço utiliza navios com capacidade na ordem dos 5.800 TEU e, em Sines, para além de servir o hinterland do porto, é também efectuada a rotação de cargas para outras regiões do globo, numa lógica de relay-transhipment inerente à vocação de um porto Hub.

Este novo serviço vem reforçar a cobertura do cada vez mais importante mercado da América do Sul, com uma redução dos tempos de trânsito aos principais portos como são o caso de Santos, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Montevideu. Beneficiará de forma significativa os exportadores nacionais que procuram cada vez mais este mercado como destino preferencial dos seus produtos, ao mesmo tempo que reforça de forma inequívoca o papel do porto de Sines como HUB entre dois dos mercados mais dinâmicos a nível mundial: Ásia e América do Sul. De recordar que no porto de Sines o Brasil foi o país com o maior índice de crescimento no tráfego de contentores em 2011, uma vez que passou a existir ligação directa desde Julho do ano passado.

O sucesso desta aposta de Sines com a América do Sul foi também destacada na visita que o embaixador do Uruguai fez ao porto. Dia 2 de fevereiro, José Ignacio Korzeniak aprofundou o conhecimento sobre esta infraestrutura portuária. O governo do Uruguai está a desenvolver um projecto de construção de um novo porto de águas profundas, encontrando em Sines uma referência internacional. Esta visita pretendeu também servir de início de contactos para, futuramente, se proporcionar a visita de técnicos daquele país sul-americano ao porto de Sines. No programa do evento constou também a visita à ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, que oferece excelentes condições para a instalação de projectos industriais e logísticos de vocação internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário