sexta-feira, 5 de março de 2010

Visita del velero-escuela "Sagres" a Uruguay - Diário de Abordo del Comandante-

44º DIA

Sagres chega ao Uruguai e recebe o Secretário de Estado das Comunidades a bordo

Navegamos entre Montevideu e Buenos Aires. Mar chão, vento favorável, Máquina AV TF, e o Radar pejado de manchas: são as nuvens que não param de descarregar os seus aguaceiros e trovoadas. Mas não está frio. São 130 milhas em águas restritas e largámos às quatro da manhã. Esperamos atracar às 21:00.

Já passámos a madrugada de dia 28 fundeados na bela baía de Punta del Este que se constitui como um abrigo perfeito. É a zona balnear por excelência do Uruguai. Grandes hotéis mais à ponta e casas de sonho mais para dentro. Oceano Atlântico de um lado e Rio de la Plata do outro.

A Marinha Uruguaia organizou um vaivém de embarcações para a guarnição visitar a vila de Maldonado, o que constituiu uma oportunidade única.

A reunião de Comandantes no Capitan Miranda, da Marinha Uruguaia, decorreu muito bem. O espírito de camaradagem está a sair reforçado e vive-se um ambiente como se nos conhecêssemos há já vários anos. É normal entre marinheiros e acontece entre todos os grupos: Imediatos, Oficiais, Sargentos e Praças. Apresentámos condolências ao Comandante do Esmeralda, da Marinha Chilena, e combinámos ficar com as bandeiras a meia haste durante aquele dia, em sinal de luto pelas vítimas do sismo do Chile. Combinámos o tipo de ofertas a levar para as apresentações de cumprimentos para não haver discrepâncias.

Fomos recebidos no Yacht Club de Punta del Este pelo Presidente da Câmara, pelo Ministro do Interior, pelo Comandante da Marinha e pelo Presidente do Clube. Após a apresentação de cada Comandante e a troca de lembranças, seguimos em autocarro para assistir ao pôr-do-sol na Casapueblo em Punta Balleña. Trata-se da casa-museu de Carlos Páez Vilaró, 84 anos, o mais internacional dos artistas plásticos Uruguaios. Construída aos acrescentos numa arriba, por ele próprio com a ajuda de pescadores da zona desde há 50 anos, as formas são de forno de pão e identifica-se perfeitamente a aversão do artista aos ângulos rectos e linhas direitas. Repleta de obras do artista e recordações das suas viagens e vivencias, são dezenas de salas em que se viaja pelo mundo num ambiente que, guiado pelo próprio artista, nos deixa deslumbrados.

O pôr-do-sol, devido à nossa latitude e à sua declinação, foi muito rápido mas teve uma beleza espectacular e deu raio verde. Seguiu-se o jantar oferecido pela Câmara Municipal de Maldonado no enorme Hotel Conrad

No dia seguinte suspendemos o ferro às 08:00 e navegámos em direcção a Montevideu passando junto à Punta Balleña com todo o pano latino caçado para uma média opportunity solicitada pela organização, que incluía a saudação a Paéz Vilaró como é costume da Marinha Uruguaia em virtude da ligação que os liga. Atracámos às 18:00, com pano latino até ao fim, depois de uma longa espera para que um navio de cruzeiro libertasse o lugar que nos estava destinado.

Seguiu-se logo um "assado crioulo" em que participaram 50 elementos de bordo num total de mais de mil pessoas com apresentação das guarnições, espectáculos de carnaval e a boa carne uruguaia. Assisti ao regresso do nosso grupo a bordo e vinham felizes.

À nossa chegada estava a Embaixadora Luisa Bastos de Almeida com uma pequena delegação da embaixada e o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. António Braga, que se deslocou ao país para assistir à tomada de posse do novo Presidente da República que decorria naquele dia.

Prestadas as devidas honras, mostrei o navio, expliquei a missão e realcei o importante papel desta barca no reforço do orgulho nacional que imprimimos às Comunidades Portuguesas visitadas. Jantámos, eu e o Imediato, com o SECP e o grupo que nos visitou, a convite da Senhora Embaixadora, carne do Uruguai.

O dia 2, terça-feira foi um grande desafio para nós. Conferência de Imprensa a bordo às 10:00, visita do SECP para despedida antes do seu voo de regresso, os tradicionais cumprimentos protocolares, às 11:00, e uma reunião de Comandantes e Navegadores para acertar o plano de largada e atracação no próximo porto. Às 12:30, prova de vinhos Bacalhôa para importadores. A Bacalhôa oferece os vinhos que são servidos na Camarinha. Às 13:30, almoço VIP com a Senhora Embaixadora a co-presidir, com a presença do Comandante da Marinha e dos dois Almirantes mais antigos.

O navio esteve aberto a visitas até às 17:30 e às 19:30 oferecemos a recepção de porto. Tivemos em conta que havia recepções em outros 3 navios e apontámos para uma taxa de erosão significativa na lista de convidados. O esforço e dinamismo da nossa Embaixadora, que está em fim de colocação em Montevideu, fez com que tivéssemos casa cheia: 295 presenças. Apontámos para as 150, mas damos sempre folga. Neste caso foi necessário um empenho suplementar e, graças ao zelo e dedicação da equipa das recepções, tudo correu bem! Esta equipa é constituída pelo pessoal do serviço de abastecimento e reforçada por pessoal de outros serviços.

Terminada a recepção, foi a despedida formal da Senhora Embaixadora, com muitos agradecimentos de parte a parte pois fez-se o impossível numa estadia de apenas 34 horas. Nós demos o navio mas, para o sucesso dos eventos, é necessário trazer jornalistas e os melhores convidados. E assim foi. Havia governantes, empresários, figuras da alta sociedade, outra vez o Comandante da Marinha, Embaixadores, etc. Houve ainda transmissões de televisão para os telejornais com entrevistas em directo ao Comandante do Navio e ao Comandante da Marinha. Tudo graças ao reconhecimento que a Senhora Embaixadora granjeou na sua função ao longo dos últimos três anos. Bem-haja pelo apoio, amizade e carinho para com a Sagres que recebeu duas vezes neste período.

34 horas porque a nossa largada foi marcada para as 04:00 devido à necessidade de libertar o cais para um Cruzeiro. A alvorada tocou às 02:00. Tínhamos que desmontar toldos e mesas de apoio e preparar o navio para a largada que decorreu normalmente, navegando agora estas 18 horas com apenas 2 a 5 metros abaixo da quilha, i.e., com cuidados redobrados.

O programa de Buenos Aires também é muito completo mas teremos 5 dias para o cumprir!